top of page
Foto do escritorsobinfluencia

porque apoiar editoras independentes

Atualizado: 3 de mai. de 2023





 

Porque apoiar editoras independentes


1. Uma editora independente representa uma recusa e uma afronta institucional, uma vez que não é orientada pelas estratégias mercadológicas da sociedade de consumo, ou pela fragmentação do pensamento coletivo. Ao contrário dessa lógica predatória, editoras independentes buscam construir um ecossistema ao seu redor, um núcleo autônomo de propagação de ideias radicais. O trabalho dessas editoras independentes, em sua produção editorial, procura estabelecer uma diálogo relacional entre as obras publicadas. Nesta síntese constante entre as publicações, o trabalho dessas editoras acaba por agir como ponto de resistência em favor da contracorrente que opera diante da hegemonia política e cultural.


2. Editoras independentes, como o próprio nome já diz, são nutridas pelas pessoas que a criaram. Nesse sentido, é o processo de vida de pessoas que dividem o trabalho, os custos, os dias e as noites, não somente para viabilizar o livro enquanto produto material de seu trabalho, mas e principalmente, para sustentar, firmar e propagar algo profundamente significativo na vida histórico-social-cultural em que a editora se insere. Editoras independentes trabalham para movimentar o chão debaixo de seus próprios pés, como artífices de um porvir atuando no tempo presente.


3. Fortalecer a rede de editoras independentes reverbera no fortalecimento de outras redes de resistência ao que é hegemônico em nossa sociedade. Como a rede de pequenas gráficas, de pequenos distribuidores, de pesquisadoras, cientistas e artistas. Além disso, o apoio a editoras independentes financia projetos genuínos e contrários ao monopólio das grandes empresas que transformam arte e luta social em commodity da cultura.

 

Conheça nossa campanha do Apoia-se! Para apoiar, é só clicar no botão.





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page